top of page

A jornada começa aqui...

  • Writer: Luma Monteiro
    Luma Monteiro
  • Apr 21, 2018
  • 4 min read

Updated: Apr 27, 2018

"Toda pessoa de sucesso teve 10 mil horas de prática ou estudo na área que se consagrou."

ree

Semana 1

Horas de estudo: 5

Faltam: 9.995

Quantidade de vinho consumido: 1 taça de champagne, 1/2 garrafa de Riesling, 1/2 garrafa Pomerol, 1 garrafa de Pinot Noir


Finalmente minha decisão foi tomada!

Pesquisando as diferenças entre Master of Sommelier, focado na excelência do serviço de Sommelier, e Master of Wine, focado nos vinhos e regiões produtoras do mundo, percebi que minha vontade mesmo é de entender as histórias contadas pelas garrafas de vinho.


Então foco no Luma Monteiro MW!

Master of Wine (MW) é uma qualificação emitida pelo Instituto de Masters of Wine no Reino Unido e é um dos mais altos padrões de conhecimento profissional. O programa de estudo é composto de três etapas. O estágio 1 é o ano da fundação e oferece aos alunos a oportunidade de conhecer o Masters of Wine e os colegas em contextos profissionais e sociais. A avaliação do estágio 1 inclui seis trabalhos ao longo do ano, culminando em um exame que ocorre no início de junho. O exame envolve uma prova para identificar 12 vinhos e dois ensaios escritos. No estágio 2, os estudantes devem fornecer três trabalhos para avaliação e devem passar tanto na parte Teoria quanto na Parte Prática do Exame de junho para avançar para o Trabalho de Pesquisa no Estágio 3 que é um trabalho individual entre 6.000 e 10.000 palavras, em um tópico de escolha do aluno. Toda a qualificação leva pelo menos três anos para ser concluída na íntegra.


Começando do começo

Como toda jornada precisa ser construida, verifiquei que o pré-requisito obrigatório para MW é o Level 4 Diploma da WSET, o último nivel (especialista) de aprendizado da escola que exige uma dedicação de 600 horas de estudo em classe, mais 100 horas de estudo em casa incluindo a prova de mais de 250 vinhos e 32 destilados. Terminei recentemente o level 3 e enquanto aguardo resultados, decidi ir estudando para não ficar aguardando a hora chegar sem estar preparada.


Inspiração Fora de Série

Em 2008, o jornalista e escritor Malcolm Gladwell lançou o livro Fora de Série – Outliers disseminando pelo mundo a tese das “10 mil horas”, o suposto tempo de prática necessário para chegar à maestria de uma atividade complexa. Num estudo de 40 anos atrás, do Nobel de economia Herbert Simon e do professor de psicologia William Chase, foi notado que os campeões de xadrez haviam passado entre 10 mil e 50 mil horas estudando o tabuleiro (e inúmeras posições de peças) antes de se tornar grandes mestres. Estudos posteriores ampliaram o escopo da descoberta para várias atividades complexas, como a criação de sinfonias ou o esporte de elite, e a equação das 10 mil horas foi pronunciada pelo psicólogo sueco K. Anders Ericsson. Um exemplo é os Beatles. Gladwell diz que, na história da banda, eles tocaram durante três anos na cidade de Hamburgo, em casas noturnas, antes de se tornaram famosos. Eles tocavam quase todos os dias da semana, durante incríveis 8 horas por dia. Vejam, 8 horas por dia durante três anos, dá quase as 10 mil horas de prática. Mais um pouco de ensaio e já possuem o requisito básico. Por isso que eram tão bons no que faziam.


O plano

Fiz uma programação no meu calendario do Google como os horarios que escolhi para estudar. E atualizo essa agenda semanalmente. Serão 5 dias de estudo com 5 horas cada, dando um total de 25 semanais e aproximadamente 100 horas mensais. Então em 100 meses ou seja, 8.3 anos estarei master yoda total!

Então você pensa, mas pelamordedeus minha filha, você terminará em 8 anos?

Vamos incluir ai que eu estarei estudando para o Diploma e posteriormente MW, então soa razoável! E vamos combinar que estudar sobre vinho é mega ultra gratificante.

Deixei 2 dias sem estudos para escrever no blog e para os videos que estou produzindo junto com o canal de youtube Wine Terroir.


Estudarei por região fazendo uma ficha com as informações sobre clima, uvas, estilo de vinho e lista de produtores (o que eu acho que vai ser um plus no meu arquivo). Incluo no que eu considero estudo, as degustações, curiosidades e todo tipo de assunto relacionado a vinho que eu encontrar no caminho.


Meu objetivo é estudar com seriedade mas não perdendo os pontos principais do mundo do vinho: Felicidade, juntar pessoas e contar historias.

Dessa forma vou criando um diário fora de série do vinho para mim e que sirva como ajuda para quem tá comecando e quer juntar mais informações.

Os arquivos que eu for montando, disponibilizarei para os leitores e membros do blog.


As ferramentas

Esses são os livros fixos que estou utilizando, porém minha pesquisa inclui muito artigos que encontro no google e estou prestes a ser membro do GuildSomm para acessar mais informações técnicas e leis de cada região vinicola do mundo.


The Wine Bible, Karen MacNeil

Esse é o meu livro do coração. O melhor que já li em toda minha trajetória no mundo do vinho.


The Atlas of Wine, Jancis Robinson and Hugh Johnson

Com informações bem consistentes e técnicas e mapas concisos.


Cork Dork, Bianca Bosker

Esse é o meu livro motivacional. Eu leio a história da autora e isso me mantém certa do caminho que eu quero seguir. Meramente emocional pra mim.


Os vinhos da Semana

Ruinart Blanc de Blanc

Trimbach Riesling, Alsace, 2008

Pomerol La Fleur de Gay, 2000

Pinot Noir Vavasour, New Zealand, 2014



Comments


Wineria News

bottom of page